A Honeywell vai sofrer com a desaceleração da economia

26 de outubro de 2015

Por Jeffrey Hagenmeier

A Honeywell International Inc. é uma multinacional norte americana de tecnologia e fabricação diversificada. O conglomerado multinacional fabrica produtos tanto para uso residencial quanto para comercial. Sua base de clientes incluem consumidores comuns, empresas e governos. Além disso, a Honeywell fornece serviços aeroespaciais e de engenharia para inúmeros clientes em uma escala global.

O icônico termostato modelo T-86 “The Round” da Honeywell. Há um no Smithsonian Institution.

A Honeywell está dividida em 4 grandes segmentos de negócios, sendo eles Aerospace (aeroespacial), Automation and Control Systems (automação e sistemas de controle), Performance Materials and Technologies (tecnologias e materiais de alto desempenho) e Transportation Systems (sistemas de transportes).

A empresa é conhecida por sua linha de produtos em tecnologias de segurança, de controle e de detecção de edifícios, turbocompressores, produtos automotivos, produtos químicos especiais, materiais eletrônicos e avançados, tecnologia de processo de refino e petroquímica, bem como itens de eficiência energética e soluções para residências, empresas e instrumentos de transporte.

Entrada para a sede em Morristown.

A empresa foi fundada em Indiana durante o ano de 1906, por Mark C. Honeywell. A sede da empresa está localizada em Morristown, New Jersey. Ele está na lista da Fortune 100, com uma força de trabalho mundial de mais de 127 mil colaboradores em 2015.

Isso foi depois de uma reestruturação corporativa recente e downsizing, que baixou o número total de empregados, que eram mais de 131 mil em 2013. Do total, de cerca de 58 mil trabalham nos Estados Unidos, com uma receita por trabalhador $306.024 USD (Dólar dos Estados Unidos).

A Honeywell fazia parte da Dow Jones Industrials, de 1925 a 2008. Agora a empresa está listada na S&P 500. Ela ficou uma empresa muito maior do que era quando foi adquirida pela AlliedSignal em 1999. O nome foi retido por causa do grande reconhecimento que a marca tinha na época, maior do que o da empresa que a comprou.

Mainframe da Honeywell de 1990, Honeywell-Bull Entry Level DPS 7.

Apesar da probabilidade de um maior crescimento para a empresa a longo prazo, ela terá muitos problemas no curto prazo. Como grande parte dos negócios da Honeywell são conduzidos no exterior, a desaceleração do crescimento dos mercados emergentes, bem como das economias mais desenvolvidas da Ásia, Europa e América Latina, vai diminuir os lucros da empresa.

Há duas outras coisas que também irão pesar contra a rentabilidade e os ganhos futuros da empresa. Esses são a atual força da moeda norte americana e os preços muito mais baixos de energia. De acordo com relatórios da empresa, 11% de todas as vendas são no setor de energia. Como resultado dos baixos preços do petróleo e do gás natural, as empresas de energia estão reduzindo gastos de capital principalmente no Canadá e nos Estados Unidos.

Termostato Honeywell

Um quarto de todas as vendas da Honeywell são originários do setor Materials and Technologies. Este setor teve uma queda de 13% em seus lucros, devido à diminuição dos pedidos de corporações internacionais do ramo da energia.

Embora a empresa seja bem gerida, a atual desaceleração das economias ao redor do mundo não pode ser superada facilmente. No 3º trimestre, a Honeywell anunciou um declínio nas vendas de 5%. Quando levamos em consideração o valor do dólar americano em relação as outras moedas, isso no final significa um ganho de 1% para a empresa.

Um sensor bússola digital Honeywell, montado em uma placa de circuito.

No último trimestre a empresa conseguiu manter ganhos de margem, aumentando a eficiência e fazendo uma reestruturação, como mencionado acima. Todavia, no momento até os diretores da empresa irão admitir que outras medidas de redução de custos serão muito mais difíceis de serem alcançadas. É provável que o lucro líquido permaneça estagnado, ou até mesmo diminua, em 2016.

Quando os investidores virem que não há mais qualquer potencial de crescimento para a empresa a curto prazo, uma sell off parcial das ações da Honeywell irá acontecer.

É por isso que recomendamos fazer uma short com a Honeywell neste momento.

A Honeywell International Inc. (NYSE: HON) encerrou o pregão no dia 23/10/15 em $103,13 USD. A ação abriu em $103,31 e atingiu um pico de $ 103,80, com uma baixa de $102,09. No fechamento do dia anterior ela fechou em $102,58. O ganho para o dia no preço da ação foi de $0,55 USD, ou 0,54%.

Nos últimos 5 dias, o preço da ação atingiu uma alta de $103,80 USD no dia 23/10/15, com uma baixa de $96,50 USD no dia 19/10/15. Este foi um aumento de 7,56% para o valor da ação.

Durante o último mês, o preço das ações foi da alta da última sexta-feira, para uma baixa de $91,57 em 28/09/15. Este foi um ganho de 13,36% para o preço da ação.

Nos últimos 3 meses, o preço das ações passou de uma alta de $107,41 USD, no dia 10/08/15, para um mínimo de $91,57 USD no dia 28/09/15. Isto representa um declínio de 17,30% para o valor das ações.

A alta das 52 semanas para a ação da empresa foi de $107,41 USD, e a baixa das 52 semanas foi de $87,00 USD.

A capitalização de mercado está no momento em $79,48 bilhões de dólares. O valor da empresa está estimado em $79,48 bilhões de dólares.

O índice P/E (Price Earnings Ratio) é de 18,06. O Forward P/E (lucros da empresa por ação são calculados por referência aos lucros previstos ou estimados) é de 15,67.

O lucro por ação EPS (Earnings per Share) é de $5,72.

A Margem de Lucro atualmente é de 11,66%.

As ações em circulação igualam 770,69 milhões.

O Insider Ownership é igual a 0,17% e o Institutional Ownership é igual a 81,90%.

O dividendo é de $2,07 USD, o que representa um rendimento de 2,01%.

Se fizermos uma short com o valor em $103,99 USD, um objetivo de curto prazo pode ser colocado em $94,54 USD. Este declínio de $9,45 no preço da ação irá proporcionar um retorno de 10,00% para o investidor.

Se colocar um objetivo de médio prazo em $90,43 USD, o declínio de $13,56 USD no preço da ação irá proporcionar aos investidores um retorno de 15,00%.

Não há nenhuma recomendação de longo prazo neste momento.

Para os investidores mais cautelosos, é possível colocar um stop target em $119,59 USD. O aumento de $15,60 dólares seriam uma valorização de 30,35% das ações da empresa.

 

@ 2015 The Day Trading Academy. Todos os direitos reservados. Este trabalho baseia-se em análises próprias, entrevistas, boletins de imprensa corporativos e extensa pesquisa conduzida através de itens de investimento, eventos e experiência em investimentos. Ele pode conter erros, sendo que você não deve tomar qualquer decisão financeira com base apenas no que aqui está escrito. O seu dinheiro é de sua responsabilidade. Tal como acontece com qualquer investimento, não há nenhuma garantia contra perdas. Os membros devem estar cientes de que os mercados de investimento tem riscos inerentes e não pode haver nenhuma garantia de lucros futuros. Da mesma forma, o desempenho passado não é garantia de resultados futuros. O único propósito desta publicação é fornecer informações relativas a investimento, educação, opiniões de assinantes, análises e recomendações apresentadas aos membros, para o uso exclusivo dos membros.